O Porta-Placas: Uma Solução Versátil com Décadas de História

O porta-placas é um dispositivo quase octogenário que revolucionou os sistemas de medição em 17 de setembro de 1946, quando Paul P. Daniel obteve a patente 2.407.951 para sua primeira versão. Este dispositivo é utilizado em sistemas de medição baseados em placas de orifício, que, tradicionalmente, apresentavam pouca rangeabilidade — a razão entre a vazão máxima e mínima. Na época em que a patente foi concedida, os transmissores pneumáticos limitavam essa rangeabilidade a uma relação de 3:1.
Com o advento dos transmissores microprocessados, essa relação aumentou para 4:1. A implementação de dois transmissores de pressão diferencial escalados (split range) permitiu atingir uma rangeabilidade de 10:1. Ao empilhar mais transmissores, essa faixa ainda pôde ser ampliada. A grande contribuição do Sr. Paul Daniel foi o desenvolvimento do porta-placas, que possibilitou o uso de múltiplas placas, aumentando ainda mais a flexibilidade operacional.
Essa característica fez com que o porta-placas se mantivesse relevante e amplamente utilizado no mercado de petróleo e gás (O&G), conferindo a este sistema uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima